quinta-feira, 16 de novembro de 2017

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (105)


O PAÍS ACABOU, MAS O CORINTHIANS FOI CAMPEÃO – EU E A JORNALEIRA

Chego em Bauru após semana na capital paulista, passo na banca de revista de uma considerada amiga, batalhadora como tantos outros neste insólito país e ouço dela, aquilo a me cortar o coração:

- Henrique, o país acabou. Não consigo mais ter uma vida tranquila. Veja meu caso, trago minha marmita, dois ovos fritos e esquento aqui na banca como posso. Não gasto nada. É daqui pra casa e de casa pra aqui. E cada vez posso menos, compram menos e minhas contas estão pela hora da morte. O que fizeram deste país, meu caro amigo, me diga?

Tento dizer e quase choramos juntos, um no ombro doutro. Eu e ela, desde sempre, sacamos o baú de maldades que estava sendo praticado contra este país quando destituíram Dilma. Hoje se saca claramente que o culpado de tudo não foi o PT. A grande sacanagem veio depois, com os que derrubaram o partido, criminalizaram todos deste partido e até o que venha a ser esquerda e comunismo, para implantar o que hoje vigora, o neoliberalismo predatório da sua pior espécie. Minha resposta para a amiga, ainda com a banca aberta foi só uma, além do lamento:

- Fizemos nossa parte. Resistimos até o último instante. Fomos vigorosos e valorosos. A turba influenciada pela mídia nativa, essa mesmo Globo hoje sendo criminalizada fora do país, pois aqui nunca o seria com o Judiciário que temos, todo entrelaçado com o que acontece com o país. Que fomos enganados, não existe mais a menor dúvida. O povo foi ludibriado, dia após dia e continua o sendo, pois até hoje não abriu os olhos. Enxerga tudo de ruim no PT, mas não faz nada com tudo o que lhe fazem hoje, infinitamente pior do que fazia o PT quando no poder. Todos vivem hoje no regime do medo, pois sabem que ao abrirem a boca, podem perder o pouco que ainda possuem. A maioria percebe a cagada feita, mas não estão vendo nem como mais reagir.

Olho para sua banca e ela desolada, triste mesmo, sem saber o que fazer para reverter sua situação e continuar de portas abertas. Nas manchetes dos jornais, só se fala na vitória do Corinthians e no fato de ser campeão com três rodadas de antecedência. Olha para ele, palmeirense e, na qualidade de corintiano, nem tenho motivos para comemorar e nem para tirar um sarro nela. Ela percebe e me diz:

- Este final de ano o seu time mereceu e o meu, com todas as chances que foram nos dadas, não as aproveitamos. Não temos do que reclamar. Nem está dando para se falar muito de futebol, de discutir esses assuntos, pois algo mais urgente precisa ser resolvido e estamos postergando isto. Rir e discutir futebol num momento como este não é possível. Dói muito mais isto em que nosso país está se transformando, todos de cabeça baixa, sem força para uma reação. Essa indiferença tem explicação, todos estão boquiabertos, cientes da grande cagada que foi ter apoiado a chegada destes hoje no poder, de ter acreditado no que a TV nos dizia, hoje se sabe, fomos todos enganados e com a chegada dos hoje no poder, não só nos calaram a boca, como perdemos tudo e nos calam a boca. Quem reclama é marcado e é mais importante saber como se vai colocar algo em casa hoje do que discutir como resolver o problema. Conseguiram nos calar. Estamos todos prostrados. Eu me sinto assim, derrotada e sem saber se até quando terei forças para continuar com meu pequeno negócio aberto.

Sai de lá quase em prantos. Ergui o som do carro e desci com a garganta mais do que engasgada. Pelo menos, o Corinthians foi um dos únicos times, cuja torcida se manifestou contra essa podridão do golpe, da Globo e da CBF. Um pequeno alento...

Nenhum comentário: