quinta-feira, 9 de novembro de 2017

DICAS (166)


O FILME “O JOVEM KARL MARX”, UM DEBATE EM BAURU E DOS MOTIVOS DELE NÃO ESTAR NOS CINEMAS

O Brasil está medrando nas piores mãos e seguindo a bestialidade de mentes devolvendo o país para tempos bestiais comandados por uma linha ideológica centrada não no moralismo, mas no medo. Quem se caga todo, medra e se esconde debaixo do sofá. Proibições esdrúxulas servem para mobilizar os ainda lúcidos e promover uma brava e necessária resistência. A proibição das exposições com a temática sexual são a cara deste Brasil emburrecido. Depois vieram outras e mais outras, culminando com o impedimento do Caetano Veloso de cantar graciosamente no grandioso acampamento em São Bernardo do Campo, pelo simples motivo de nada mais neste país poder ser feito para valorizar os movimentos sociais e depois, a vergonha da hora, mais uma para manchar o nome do país mundo afora, quando gente nem sabendo direito dos motivos de protestar e assinar abaixo assinados contra alguém que nunca viram na vida, protestam pela presença da escritora norte-americana Judith Butler em palestra no SESC, pelo simples fato dela escrever sobre possibilidades múltiplas da sexualidade.

“Por essas e outras que o filme O JOVEM KARL MARX, que se esperava ser normalmente exibido em salas de espetáculo, teve de se recolher à semi clandestinidade da blogosfera. Está disponível pelo youtube. Também, pudera: a elegia do patrono da classe operária foi dirigida por Raoul Peck, o qual, além de ser haitiano, produziu aquela dureza de documentário – Eu Não Sou Seu Negro – que, pela voz do escritor James Baldwin, denuncia o racista que dormita no seio das melhores famílias. As brancas, claro”, Nirlando Beirão no “Este país é uma chanchada”, in Carta Capital 977, 08/11/2017.

Como vou discutir sobre um assunto que desconheço? Impossível. Pois bem, o filme foi CENSURADO (dou a isto o nome de CENSURA) e não vai estrear nos cinemas do país, pois a distribuidora está com medo dos protestos. Tenho a mais absoluta certeza de que a imensa maioria dos críticos de Marx nunca o leram, daí como vão querer discutir algo sobre o marxismo? Imbecis o fazem sem nem saber ao certo o que venha a ser isso de comunismo.

Em Bauru, um grupo de pessoas corajosamente vai exibir o filme na noite de sexta, 11/11, às 19h30, na Casa do Hip Hop, ali junto da Estação da NOB, praça Machado de Mello. Trata-se do Núcleo de Base do PT, o DNA Petista. Uma rara oportunidade não só de poder assistir ao filme de forma gratuita, mas debater, pois ao final estarão recebendo o professor de História e filósofo Rafael Guazzelli Valério, oriundo de Lençóis Paulista. Uma dica e tanto. Se alguém pode ser contra ou a favor, só mesmo conhecendo algo sobre o tema ou assistindo o filme. Inebriantes possibilidades advindas deste debate, combatendo bravamente o emburrecimento deste país, nesses tempos onde tudo de muito ruim nos é enfiado goela abaixo neste desGoverno do golpista e ilegítimo Temer. Vamos???

Nenhum comentário: