quinta-feira, 1 de junho de 2017

CARTAS (176)


O NOME PARA QUANDO TEMER FOR DELETADO É...*
* Texto de minha lavra e responsabilidade publicado hoje na Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade - Bauru SP e n'O Alfinete - Pirajuí SP, como 6º artigo em sua edição virtual. Na verdade, ele foi escrito após leitura de missiva publicada na Tribuna do Leitor do JC, 30/05, "Goela Abaixo" (http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=248313). Eis meu texto:

Leio um tanto estarrecido carta de distinta senhora a defender Michel Temer e a continuidade de seu governo, mesmo ciente dele ser ilegítimo, golpista e comprovadamente corrupto. As últimas gravações não deixam mais nenhuma dúvida. Se antes pairava alguma, hoje só certeza. Estamos diante de governantes da pior espécie. Se vieram para acabar com a corrupção, a prática mostrou o contrário. Arruinaram o país e em pouco mais de um ano, estamos num mato sem cachorro. Muitos ainda possuem o disparate de acusar os governos anteriores, mas foi esse quem destruiu as leis trabalhistas, detonou a previdência, precarizou os empregos, fez crescer o ódio de classe e está acabando pouco a pouco com o que resta de legislação na defesa dos menos favorecidos. Desconcertaram e destrambelharam com tudo o que encontraram pela frente, ou seja, barba, cabelo e bigode. País na lona.

Tudo isso escancarado. Leio que a tal senhora está preocupada. Podemos nos tornar uma Venezuela e daí, mesmo diante de toda a roubalheira dos atuais governantes, diz ela, melhor não mexer com Temer, pois faz bem o jogo político. Faz para quem? Creio que nem para a velha senhora ele fez algo de bom, mas iludida pelo que recebe de informações da mídia massiva, reproduz o que ouve, vê e lê. Impossível comparar os avanços sociais ocorridos no país nos últimos doze anos com algo parecido com a Venezuela. De onde provém esse medo? Ela declara, o medo é de Lula voltar. E daí? Melhor do que tudo o que temos hoje, com certeza será, já demonstrou isso. Irrefutáveis provas.

Basta observar todos os programas sociais surgidos no seu governo e hoje sendo colocados na lata do lixo. Seria esse o medo? Pobre não pode mais ter direitos e benesses, só pau nos costados. Diante de tanta iniquidade, agir como essa senhora é renegar tudo o que tínhamos. Não existe meios plausíveis de comparação. Queríamos ainda mais de Lula, mas hoje temos de menos, muito menos. Não vai ser com Temer a volta ao passado. Pode até não ser com Lula, mas com certeza, não o será com gente como Dória e Bolsonaro. Olho para tudo o que está em curso no país e me assusto diante de todos os nomes sendo lançados para sucedê-lo, quando a descarga for acionada e o lançarem na lata do lixo da história.

Quem poderia ocupar seu lugar? Se não ocorrer já uma eleição direta e a mesma vier só no próximo ano, como previsto no calendário eleitoral, existe somente um nome para apaziguar o momento político. Não precisa vasculhar muito. O golpe em curso não deu certo, o país está em frangalhos, instituições falidas e desacreditadas, empresas fechando as portas, miséria em alta, ou seja, esses que se aboletaram no poder se mostraram incompetentes, ineptos, ineficazes, inadequados, inoperantes e inoportunos. Isso do mercado cuidar de nossas vidas se mostra bom só para uns poucos. A saída é só uma, reconhecer que tudo foi um grande erro, devolver o governo para Dilma Rousseff, deixá-la governar até o final do seu mandato e, certamente, ela saberá conduzir o país para um pleito dentro da normalidade.

Talvez, até a tal senhora clamando hoje pela continuidade de Temer, em pouco tempo reconheça nada termos de Venezuela por aqui, mas sim, uma clara necessidade de dar um urgente basta no atoleiro em que nos enfiaram os insanos golpistas. O Brasil precisa voltar a ser Brasil e dona Dilma poderia dar um jeito nisso tudo. Podem matutar, não existe saída mais honrosa que essa. E vamos demorar quanto mais para chamá-la de volta? O país não aguenta mais tanta sacanagem, tudo iniciado na deposição da presidenta.

Henrique Perazzi de Aquino – jornalista e professor de História (www.mafuadohpa.blogspot.com).

Nenhum comentário: